Ordem vai ao TRT1 por ampliação de espaço para advocacia em Caxias

Embora disponha de uma espaçosa sede de subseção, a advocacia de Duque de Caxias que frequenta o Fórum Regional do Trabalho local conta com uma sala de apoio com apenas 18m². Com o intuito de ampliar significativamente este espaço e proporcionar melhores condições aos colegas trabalhistas da cidade, uma comitiva da Ordem capitaneada pelo presidente da Seccional, Luciano Bandeira, reuniu-se na tarde desta terça-feira, dia 1º de junho, com a presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região, desembargadora Edith Tourinho.

No encontro, Luciano explicou que o pleito resume-se à cessão do espaço por parte do tribunal, com a Ordem assumindo a responsabilidade por eventuais reformas e instalação de mobiliário e equipamentos.

“Conheço o prédio, há espaços vazios que serviriam perfeitamente para o que pensamos. A ideia é adequar o projeto de acordo com a área oferecida pelo TRT1”.

O presidente da OAB/Duque de Caxias, Vagner Sant’Ana, acredita que um local com 50m² atenderia plenamente e contou que o quinto andar do prédio, anteriormente ocupado pelo Banco do Brasil, está completamente ocioso e possibilitaria a montagem de ótimas instalações para a classe. Apesar de considerar o espaço ideal, ele apresentou diversas opções, inclusive a ampliação simples da atual sala da advocacia, localizada no sexto pavimento.

“Nosso pedido é muito claro: a advocacia de Caxias precisa de um espaço maior, que acolha e dê mais dignidade a advogados e advogadas do município”, resumiu.

Foi o primeiro encontro oficial de Sant’Ana com a atual mandatária da corte, que assumiu o cargo no início de 2021, e já atuou como juíza em Caxias. Ele aposta que o entendimento do Judiciário da região é um fator que pode sensibilizar a desembargadora.

“Queremos nos aproximar da Presidência do tribunal, que conhece a realidade de nosso município e tem o interesse em comum de melhorar a prestação jurisdicional. Saímos confiantes e agradecidos, especialmente em relação à Seccional, que colaborou para a construção deste encontro e já se comprometeu a abraçar nossa causa até o fim”, afirmou acompanhado do secretário-geral da subseção, Jorge Mendelzon.

A desembargadora Edith Tourinho recebeu das mãos de Sant’Ana um ofício com os pedidos e prometeu uma análise em equipe para determinar as melhores possibilidades. O diretor-geral do TRT1, Luís Felipe Carrapatoso Peralta da Silva, explicou que há um projeto em estudo para a instalação de um Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) no espaço onde ficava o  Banco do Brasil, mas se comprometeu a examinar a solicitação.

De acordo com a assessora da Presidência do TRT1 juíza Thereza Prata, esse Cejusc seria um polo de atendimento de toda a Baixada Fluminense. A equipe do tribunal na reunião contou ainda com a participação da secretária-geral da presidência da corte Cleyde Guerra Aguiar.

Também presentes, o presidente da Caarj, Ricardo Menezes, e o assessor especial da Presidência da OABRJ, Carlos Andre Pedrazzi, ressaltaram que, com a crise econômica agravada pela pandemia, os espaços oferecidos pela Ordem tornam-se cada vez mais importantes para a classe. “A cada dia que passa sabemos de mais escritórios de advocacia fechando. Muitos colegas não dispõem de estrutura para trabalhar em casa e necessitam dos equipamentos que fornecemos”, pontuou Ricardo.

Pedrazzi lembrou que a Central de Escritórios Digitais inaugurada no Edifício Rodolpho De Paoli recebeu cerca de 400 colegas em apenas um mês.

Receba nossas notícias por email.

Além disso, verifique

Aniversariante de Setembro

NomeDia niverMARIANA GOMES MORAES01/setGEORGIA CARVALHO SILVA01/setMAURICELIO WARLEY MARTINS NEVES01/setTHAMILIS LOPES DE MORAES01/setLEONARDO SURRAGE TORRES LAGO01/setCARMEN …