Home / OABDC / 11 DE AGOSTO DIA DO ADVOGADO

11 DE AGOSTO DIA DO ADVOGADO

INSTALAÇÃO DOS CURSOS JURÍDICOS NO BRASIL- 11 DE AGOSTO
DIA DO ADVOGADO

Caros colegas, advogadas e advogados, aproxima-se mais um dia 11 de Agosto, ocasião em que comemoramos o “Dia do Advogado”, porque nesta data, no ano de 1827, foram criadas e instaladas as duas primeiras Faculdades de Direito no Brasil, respectivamente no Largo de São Francisco (São Paulo) e Olinda (Pernambuco).

Ao longo do tempo, a advocacia brasileira foi alcançando uma posição de destaque na sociedade, notabilizando-se, especialmente após o surgimento da Ordem dos Advogados do Brasil, em 13 de Novembro de 1930, pela luta incessante pelo Estado Democrático e pela defesa intransigente das garantias profissionais e plenitude do exercício da profissão, compreendendo que um atentado ou violência cometida contra o advogado é, ao mesmo, uma agressão a cidadania.

Nos dias atuais, inúmeros são os desafios cotidianos que se apresentam aos advogados (as) no exercício da profissão, exigindo aprofundamento técnico, tenacidade e uma posição altiva, firme e capaz de solapar abusos e arbitrariedades surgidas de toda parte, inclusive e infelizmente, de outros operadores do direito que se encontram no mesmo patamar de importância, sem hierarquia.

Nesta data, a OAB de Duque de Caxias reafirma seu compromisso com os advogados e advogadas; ratifica seu absoluto compromisso com a advocacia e deseja a todos melhores dias, melhores honorários, melhor entendimento e compreensão do relevante papel do advogado (a) na sociedade. Que Santo Ivo, nosso padroeiro e que tem uma história belíssima, nos ilumine. Que Deus nos proteja das mazelas e das ignorâncias que contra nós são dirigidas. Ilumine os nossos caminhos, nos garanta saúde para cuidar de nossas famílias e daqueles que nos cercam. Deus nos abençoe.

O trabalho do advogado(a) é fundamental para a construção de uma sociedade mais equilibrada, mais harmônica e capaz de atingir o objetivo da Justiça. Nossa mensagem é de otimismo, sem descuidar das lutas que devemos enfrentar.

Neste ano, por decisão da atual Diretoria, excepcionalmente, por conta da realização dos jogos olímpicos no Rio de Janeiro, com a alteração da rotina forense e a notícia de significativo esvaziamento, a OAB DC comemorará o Dia do Advogado no retorno das atividades do Judiciário Estadual, unindo assim todos os importantes segmentos da advocacia de Duque de Caxias e a todos possibilitando a confraternização. Os detalhes serão oportunamente informados e os colegas receberão a informação em seus e.mails, na página da OAB DC no Facebook e no site.

Contamos com a participação de todos.

Vagner Sant’Ana da Cunha

Além disso, verifique